Tempo do advento

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O advento é o período temporal de reflexão para receber o menino de Belém encarnado no amor e na solidariedade.

Tempo do advento

Estamos no tempo do Advento.

Para nós, cristãos, é o tempo de preparação para o Natal, a grande festa que celebra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tempo de oração, de intensificar cada vez mais a solidariedade, de perdão, de partilha, de proximidade ainda maior com a família, com os que estão próximos, no dia-a-dia. Tempo especial de celebração e de alegria, porque há dois mil anos a luz do mundo se fez presente, dividindo a História em dois tempos, antes e depois. E mais uma vez o Natal está aí.

O ano voou, passou rápido demais, e a cada ano vamos sentindo a velocidade do tempo, que pede para que vivamos melhor cada dia, com mais qualidade naquilo que fazemos, pois realmente o tempo está passando muito mais veloz.

Por isso, temos que estar atentos ao sentido da vida, ao que damos valor, aos nossos objetivos, ao que buscamos ao que agradecemos, etc., pois cada dia é uma benção, e temos muito mais a agradecer. O Natal deve ser um momento privilegiado de gratidão, da graça de Deus em nossa vida.

O Natal nos ensina muitas coisas importantes, para a nossa vida de hoje. A primeira delas é que o Menino Jesus nasce na simplicidade e na humildade, mas foi reverenciado no berço, por grandes reis. Isso quer dizer que temos que ser o que somos para sermos valorizados pelo que somos e não pelo que temos.

Numa sociedade altamente individualista e consumista, a festa do Natal pede para que recobramos o sentido da humildade, da solidariedade, da família, de reconciliação, tudo o que deve nos aproximar das pessoas, com gestos de mais calor humano. O Natal recorda que Deus é o primeiro a nos amar, veio até nós, se fez um de nós, para nos salvar.

Que neste tempo do Advento possa nos preparar para uma celebração festiva do Natal, mas não puramente consumista, pensando somente na ceia e nos presentes, mas especialmente da oração e da caridade, que são o que mais a festa do Natal pede para nós. Temos que viver o espírito do Natal todos os dias do ano, mas de modo especial no tempo do Advento, reafirmando a nossa esperança e fé na vida, pois Deus está conosco e quer o nosso bem.

Que o tempo do Advento seja propício à conversão do coração.

*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá e Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC.”.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Tempo do advento

Enviando Comentário Fechar :/