Servidor da SAP fatura medalhas em competições de lançamento de martelo

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Esporte olímpico colocou o agente de segurança Edson de Azevedo várias vezes no pódio em torneios ao longo de 2018

Servidor da SAP fatura medalhas em competições de lançamento de martelo

O agente penitenciário Edson de Azevedo, 41 anos, coleciona inúmeras vitórias na prática do lançamento de martelo, considerado uma das provas mais complexas do atletismo.

A dedicação ao esporte olímpico rendeu ao servidor da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) várias medalhas em competições disputadas ao longo de 2018 – incluindo na categoria arremesso de peso e lançamento de disco.

Funcionário da Penitenciária de Marília e integrante do Grupo de Intervenções Rápida (GIR), Edson é visto como exemplo de disciplina e foco na modalidade esportiva, além de sempre destacar o apoio que recebe da SAP e dos colegas de trabalho.

Vencedor

O ano de 2018 foi marcado por grandes vitórias para o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Edson de Azevedo: ele faturou medalhas de ouro, prata e bronze em competições de níveis nacional, estadual e regional, além de ter conquistado o primeiro lugar em disputa que contou com a participação de atletas de fora do País.

Servidor da SAP fatura medalhas em competições de lançamento de martelo

Edson começou a praticar arremesso de martelo na escola, há 25 anos, influenciado por um professor de educação física. Ele conta que ficou um período sem competir, retomando as disputas há cerca de dois anos. Mas, para alcançar tantas vitórias, o servidor da SAP reúne esforço e perseverança quando está treinando.

Isso porque o lançamento de martelo requer, além de preparo físico, bastante técnica. “A preparação exige muita disciplina alimentar, física e técnica. Os treinos técnicos e físicos são realizados após o expediente de trabalho e nos dias de folga”, detalha.

Para realizar a prova, por exemplo, o atleta é posicionado dentro de uma base de concreto circular de 2,135 metros de diâmetro, com um anel metálico marcando a distância limite.

O lançamento precisa ser feito de maneira que o implemento caia dentro de uma área marcada num ângulo de 34,92 graus à frente. E mais: o competidor não pode sair do círculo antes que o martelo toque o chão após o voo.

Apoio é fundamental

O suporte da SAP e dos colegas de trabalho serve como incentivo para que Edson continue trilhando o caminho como competidor. “O apoio é fundamental, pois existe um custo para participar das competições e, infelizmente, ainda não tenho o auxílio de patrocinadores”.

A falta de patrocínio, contudo, nunca foi desculpa para que o servidor da SAP desistisse de competir. Para o atleta, o resultado dos treinos é motivo de muita comemoração.  

É um sentimento gratificante [vencer competições], pois, quando voltei a praticar o esporte, estava preocupado em melhorar a minha condição física, mas quando vi já estava participando de competições de nível nacional. Tudo isso reflete no trabalho, pois me deu mais garra e ânimo e ainda acaba servindo de motivação para os colegas de serviço”, exalta.

META: Título Internacional

Entre os objetivos de Edson no arremesso de martelo, estão melhorar seu desempenho em relação ao ano passado, com foco no primeiro título internacional. “Para isso, pretendo participar do ‘Grand Prix do Mercosul de Atletismo’, no Uruguai, e também do ‘Meeting Internacional de Atletismo Master’, em Assunção, no Paraguai”.

Maior sonho

Edson revela que seu maior sonho seria participar (e vencer) o torneio “World Police Fire Games 2019”, que acontece na cidade de Chengdu, na China, em agosto. A competição é voltada para servidores de forças de segurança do mundo inteiro.

Acredito muito que lograrei sucesso, pois no lançamento de martelo M40 estou com a melhor marca do mundo. Agora, só falta conseguir patrocinadores, para que eu possa representar nosso País, nossa Secretaria (SAP), meus amigos e familiares”, finaliza.

Histórico de competições em 2018  

Fevereiro

Em fevereiro, Edson participou de evento em São Caetano do Sul (SP) denominado “Clínica Internacional Sobre Lançamento de Martelo”, com o consultor técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, o esloveno Wladimir Kevo.

Abril

Campeão da 2.ª etapa do Circuito Paulista de Atletismo Master, disputada em Jundiaí (SP).

Junho

Em junho, o servidor da SAP disputou o torneio “Troféu Avega de Atletismo Master Pentathrow”, em Porto Alegre (RS), e sagrou-se campeão do lançamento de martelo, martelete e de disco, além de vencer no arremesso de peso.

Julho

Em julho, Edson participou dos Jogos Regionais de Marília e faturou a medalha de prata.

Também disputou o Campeonato Carioca Master de Atletismo, no Rio de Janeiro (RJ): levou ouro no lançamento de martelo e arremesso de peso, e prata no lançamento de disco.

Agosto

Campeonato Paulista Master de Atletismo de São Paulo: ouro no lançamento de martelo e martelete, prata no lançamento de disco, e bronze no arremesso de peso.

Outubro

Confraternização internacional “Intercolonial Nikkey de Atletismo Master”: faturou ouro no lançamento de martelo.

Novembro

Campeonato Brasileiro Master de Atletismo São Bernardo do Campo (SP): prata no lançamento de martelo e de martelete, além de ficar na 4.ª colocação em disputa de arremesso de peso.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Servidor da SAP fatura medalhas em competições de lançamento de martelo

Enviando Comentário Fechar :/