Qual melhor carne para churrasco?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Separamos para esta matéria 5 tipos de diferentes carnes, consideradas sendo as melhores para um bom churrasco. Confira.

Qual melhor carne para churrasco?

Quando se fala em confraternização, vem logo na mente aquele delicioso churrasco, não é verdade? Ele é um alimento apreciado por grande parte da maioria das pessoas e é um dos pratos mais antigos do mundo.

Na gastronomia o churrasco está sempre presente, inclusive uma das modalidades que mais atrai em restaurantes é o delicioso rodízio, acredito que já deva estar a essas alturas com água na boca. Conheça sua transformação durante o percurso da história e como foi descoberto.

A carne do churrasco

Esse alimento tem acompanhado a evolução do Homem desde a época em que ele habitava as escuras cavernas.

Nos primeiros tempos a alimentação humana era essencialmente vegetariana, feita principalmente da coleta de frutos e algumas folhas. Mas uma vez provada a carne, esta jamais saiu do seu menu, incorporando-se definitivamente aos seus hábitos alimentares.

Qual melhor carne para churrasco?

Depois da descoberta desse sabor, qualquer animal que andasse por cima da terra, cruzasse os ares ou deslizasse sob as águas dos rios era prenúncio de um delicioso banquete.

Nascimento do churrasco

Assim se alimentou a humanidade por longos anos até que descobriram o fogo, elemento natural que mudou radicalmente a vida de todos que passaram a dominá-lo e a usufruir de sua força transformadora.

Um belo dia, por acaso, alguém resolveu chamuscar as carnes que tinha acabado de caçar.

O resultado não podia ser melhor, pois além da considerável melhora no sabor, perceberam que nos dias seguintes o assado continuava bom para consumo, não se deteriorando tão rapidamente como a carne crua. Assim nascia o primórdio do churrasco, que podemos considerá-lo como o mais antigo dos pratos da culinária mundial.

Outro fator que contribuiu para incrementar essa mudança nos hábitos alimentares dos nossos ancestrais foi a domesticação de rebanhos bovinos, suínos, caprinos e ovinos, o que garantiu o abastecimento seguro de carne, não mais o homem ficando na dependência da sorte em suas caçadas.

Alguns tipos de churrasco

Qual melhor carne para churrasco?

Como o desenvolvimento do churrasco na culinária mundial, surgiu uma peça importante para o evento: o churrasqueiro. Ele se tornou a principal atração em um churrasco (depois da carne claro).

No famoso livro A arte do churrasco (Ática, 1998) nos é apresentado 9 tipos de churrasco:

1 – primitivo

2 - de couro

3 - de labareda

4 - assado no barro

5 - de grelha

6 - dos imigrantes

7 - de espeto

8 - a parrillada

9- rodízio

 

5 tipos diferentes de carne para churrasco

Além de já ter certo um bom churrasqueiro, a escolha da carne é fundamental para o sucesso absoluto do churrasco. Preste atenção nas 5 opções de carne para um delicioso churrasco:

1- Alcatra: A peça inteira de alcatra nos reserva boas opções de carne para churrasco, é dela que retiramos por exemplo a picanha, a maminha e o miolo da alcatra, todos esses cortes ficam excelentes na churrasqueira. Deve ser preparada em bifes altos, com média de dois dedos masculinos de espessura e servida preferencialmente ao ponto.

2 - Contrafilé: Talvez seja o corte mais democrático do churrasco, a partir dele é possível obter diversos outros cortes, com diferentes sabores e quantidades de gordura;

3 - Costela: Especialmente na região sul do país é o corte mais consumido do churrasco, superando a picanha. Também com excelente custo x benefício a costela tem um sabor único no churrasco, apenas exige paciência. Uma boa costela vai precisar de no mínimo 4 – 5 hs de fogo para ficar macia;

4 - Fraldinha: É um corte muito saboroso e com excelente custo x benefício, fica localizado próximo do vazio e da costela. Ela possui as fibras bem longas, deve ser assada inteira no espeto e fica muito macia quando cortada da maneira correta (contra a fibra).

5 - Picanha: Talvez uma das mais conhecidas e melhores carnes para churrasco e pode ser preparada de diversas formas diferentes, uma mais deliciosa que a outra. Pode ser preparada inteira, em postas no espeto, invertida, ou em bifes altos na grelha.

Onde encontrar essas carnes para o churrasco

Você que está em Pirajuí e Região vai encontrar essas e outras delíciosas carnes para o seu churrasco na CASA DE CARNES COLOMBO, fica na Rua Riachuelo, 1044 - Centro e o telefone é 14 3572-1208 fale com o Eder.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Qual melhor carne para churrasco?

Enviando Comentário Fechar :/