Mais uma iniciativa do projeto inclusivo ‘Novas Vozes’: inscrições abertas para curso gratuito de roteirista, até 08/03.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Ações buscam promover a representatividade de minorias no processo de criação de produções audiovisuais.

Mais uma iniciativa do projeto inclusivo ‘Novas Vozes’: inscrições abertas para curso gratuito de roteirista, até 08/03.

Se você já se imaginou escrevendo o roteiro de um filme ou de uma série, essa é uma ótima oportunidade para iniciar os estudos nesta área!

O curso básico de roteiro é uma das frentes de trabalho do projeto Novas Vozes, que visa tanto capacitar pessoas que já tem interesse em se expressar artisticamente através da linguagem audiovisual, quanto para identificar novos talentos.

Os cursos terão a duração de seis horas cada, são gratuitos e serão ministrados em Bauru. As aulas serão realizadas em em quatro datas diferentes, para atingir um maior número de participantes.

De acordo com Bruno Jareta, professor, produtor audiovisual e um dos idealizadores do projeto, o curso é voltado para quem ainda não teve oportunidade de ter contato com estudos desta linguagem, dessa forma, o projeto vai contribuir com a formação de profissionais da nossa região, buscando transformar a sociedade por meio da expressão artística e do potencial de comunicação que a linguagem audiovisual tem.

O projeto é destinado a pessoas que se enquadram em minorias sociais, como pertencentes a comunidade LGBT, negros, mulheres, pessoas de baixa ou nenhuma renda, pessoas que sofrem preconceito religioso, ou seja, qualquer tipo de segmentação social e cultural que a pessoa tenha tido oportunidades negadas” explica Jareta.

O Novas Vozes busca alcançar pertencentes às minorias, justamente porque essas pessoas não ocupam majoritariamente cargos de roteiristas e outros cargos importantes no mercado audiovisual do país. Confirmando esta afirmação, a pesquisa “Diversidade de gênero e raça nos lançamentos brasileiros de 2016”, divulgada pela Ancine - Agência Nacional do Cinema em 2018, homens brancos são a maioria entre os roteiristas (59,9%), enquanto homens e mulheres negras 2,1% e 0% respectivamente. Apesar da pesquisa não apontar os números referentes a pessoas com deficiência, LGBTQI+ e outras minorias, os idealizadores do projeto acreditam que estes grupos também são deixados de fora dos processos de produção de audiovisuais brasileiros, por isso a necessidade de dar espaço a estas “Novas Vozes”, buscando uma produção mais plural, diversificada e representativa, combatendo a desigualdade neste cenário.

O curso de roteiro básico do projeto Novas Vozes é voltado para iniciantes, pois vai abordar os primeiros passos de como desenvolver roteiros para o audiovisual, é o que explica Felipe Amaral, produtor audiovisual e mais um dos idealizadores do projeto.

"Vamos apresentar o que é e para que serve um roteiro, quais são os elementos básicos de uma história, as estruturas narrativas mais utilizadas, como desenvolver personagens, conflitos e cenas, o que são sinopses, argumentos e escaletas, como formatar roteiros, como construir diálogos e como se organizar para escrever. Esperamos que esse conteúdo sirva de base para criação de roteiros, assim como porta de entrada para o estudo de narrativas", explica Amaral.

Os cursos serão aplicados em quatro diferentes datas, sempre às quintas e sextas, das 19h às 22h.  

A primeira turma será nos dias 14 e 15/03, a segunda aplicação do curso será nos dias 21 e 22/03, a terceira turma dias 11 e 12/04 e a última turma terá aulas nos dias 25 e 26/04.

Cada uma das turmas terá 30 vagas disponíveis, buscando alcançar um público de 120 futuros roteiristas. Os participantes devem ter acima de 18 anos.

As inscrições para o curso gratuito de roteiro já estão abertas e vão até o dia 08/03.

As aulas serão ministradas pelos idealizadores do projeto, que possuem vasta experiência no audiovisual. 

Felipe Eduardo Amaral é formado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (2010) e Cinema e Audiovisual (2018). Trabalha com roteiros para diferentes mídias, tendo realizados roteiros para curtas-metragens, webséries, documentário, vídeos institucionais, história em quadrinhos e série para TV. Foi finalista do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA) em 2018, considerado o maior festival de roteiros da América Latina, na categoria Roteiro de Piloto de Série e vencedor do Prêmio de Melhor Pitching de Série de TV.

Bruno Jareta é doutorando em Comunicação e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, pela Unesp. É sócio-fundador da Neurônio Produtora, na qual roteirizou, produziu e montou curta-metragens, institucionais, documentários e vídeos para web. É docente nas Faculdades Integradas de Bauru e na Universidade Metodista de Piracicaba, responsável por disciplinas como “Produção Ficcional”, “Produção de Documentário” e “Roteiros para Web e Novas Mídias”.

Em 2018 editou o documentário longa-metragem “Não me Esqueci de Você”, produzido por meio do Programa de Estímulo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. Editou "Cartas a um irmão", curta-metragem selecionado para exibição no 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

O projeto Novas Vozes é uma produção da Neurônio Produtora e tem a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do edital 45/2018do Programa de Estímulo à Cultura – ProAC. 

Para mais informações sobre o projeto e acesso ao formulário de inscrições é só acessar a página: Facebook.com/projetonovasvozes

Novas Vozes - Sala de criação terá início na próxima semana

A primeira etapa do projeto Novas Vozes - Sala de Criação, que vai desenvolver coletivamente roteiros que tratem de diversas temáticas a partir das experiências dos participantes, afim de garantir a representatividade nas diversas áreas do audiovisual, terá início a partir da próxima semana. Os seis selecionados trabalharam no desenvolvimento dos roteiros ao longo de 11 semanas.

As inscrições para esta etapa já estão encerradas e contou com mais de 40 interessados.

Os roteiros desenvolvidos pelos participantes da sala de criação serão registrados na Biblioteca Nacional, podendo ser produzidos futuramente por produtoras ou outros projetos interessados.

Serviço:

Projeto Novas Vozes | Curso Básico de Roteiro
Inscrições abertas até 08/03

Grátis

Realização: Neurônio Produtora e Governo de São Paulo 
facebook.com/projetonovasvozes
email:  projetonovasvozes@gmail.com

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Mais uma iniciativa do projeto inclusivo ‘Novas Vozes’: inscrições abertas para curso gratuito de roteirista, até 08/03.

Enviando Comentário Fechar :/