Presas da Penitenciária Feminina de Pirajuí trabalham na manutenção e limpeza da cidade

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Parceria firmada entre unidade prisional e prefeitura rendeu melhorias em praças, parques, escolas, ruas e avenidas

Presas da Penitenciária Feminina de Pirajuí trabalham na manutenção e limpeza da cidade

Reeducandas que cumprem o regime semiaberto na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí prestaram serviços de manutenção de praças, parques, escolas e demais espaços públicos da cidade.

A ação contemplou 25 presas e é fruto de uma parceria firmada entre a unidade prisional e o governo municipal.

Além de contribuir para a limpeza e estética do município, o projeto tem como objetivo também preparar a pessoa privada de liberdade para o mercado de trabalho e reinserção à sociedade.

Presas da Penitenciária Feminina de Pirajuí trabalham na manutenção e limpeza da cidade

As detentas trabalharam por quase um mês (de 27 de março a 25 de abril). Sob supervisão e uniformizadas, elas ofereceram mão de obra voluntária para manutenção e conservação de escolas municipais e estaduais; do Parque do Povo; de praças públicas; campo de futebol, ruas da Vila Ortiz e do Centro da cidade; e trechos das avenidas Orestes Quércia e Doutor Luiz Barbante. Já está em discussão, inclusive, tornar permanente a parceria entre prefeitura e Penitenciária.

REMIÇÃO DE PENA

As reecudandas que prestam serviço externo são selecionadas por meio de uma triagem feita pelos setores de trabalho e segurança da unidade.

As vagas são preenchidas por presas de bom comportamento e com interesse em participar do projeto. Além de colaborar com a comunidade, elas conseguem remição da condenação – é remido um dia da pena para cada três dias trabalhados.

‘TRABALHO EM EQUIPE’

Caroline, 30 anos, é uma das internas que prestou o serviço. Ela destaca que a ação foi importante para o desenvolvimento de diversas atividades. “Adquiri aprendizado de trabalho em equipe, conhecimento e experiência. Para mim, foi bastante satisfatório prestar serviços para a população e para o município”, frisa.

Para a diretora do Centro de Trabalho e Educação (CTE) da Penitenciária Feminina de Pirajuí, Ana Cláudia Silva Dias, projetos como esse são importantes no processo de preparação da reclusa para o retorno à vida em liberdade.

O trabalho desenvolvido pelas reeducandas na cidade revelou-se gratificante e produtivo, pois elas foram capazes de realizar diversos tipos de serviços, como limpeza, coleta de lixo, decoração de ambiente externo, entre outros. Desta forma, colaboraram para a manutenção do município e também para o bem-estar da população, além da iniciativa de reinserção social”, destaca Dias.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Presas da Penitenciária Feminina de Pirajuí trabalham na manutenção e limpeza da cidade

Enviando Comentário Fechar :/