Preparação cristã do natal

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O Tempo do Advento é o período que os cristãos usam para preparar a comemoração do aniversário do Menino Jesus no Natal.

Preparação cristã do natal

Para os cristãos, o tempo do Advento é muito especial, pois é o período da espera da celebração do natal, o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que dividiu a História, em antes e depois, e ainda hoje toca o coração de milhões de pessoas, em quase todas as partes do mundo.

Tempo de natal, de confraternização, de encontro, de reconciliação, de festa. Por isso, o Advento é um tempo de esperança. Como explica o papa emérito Bento XVI: “trata-se de um presente contínuo, ou seja, uma ação que se realiza sempre: está a acontecer, acontece agora e acontecerá também no futuro.

A todo o momento “Deus vem”. E ainda: “Ressoa como um apelo saudável, que se repete com o passar dos dias, das semanas e dos meses: Acorda”! Recorda que Deus vem (...) vem nos salvar”! Não ontem, não amanhã, mas hoje, agora!” Nesse sentido, celebramos o tempo do Advento com alegria, pela vinda do Menino Jesus, no presépio de nossos corações, nos nossos lares, em nossas famílias. O Menino Deus a trazer esperança e renovação, a salvar nossa humanidade, necessitada da graça.

Em meio à sociedade cada vez secularizada e em uma cultura relativista e plural continua sendo um desafio afirmar a Fé. Cresce também o ateísmo militante, que em tempos passado não atuava com tanta força, principalmente nos meios acadêmicos.

Por isso, o século 21 tem sido muito desafiador para os cristãos, que já experimentam novas formas de martírio, na defesa da fé, principalmente nos afazeres do dia-a-dia. Por isso, é preciso fortalecer as nossas orações, para que possamos ser firmes na fé, e não se perder no relativismo.

Daí que é importante para nós  participar das santas missas, recorrer aos sacramentos, principalmente da Confissão e da Eucaristia, para estar sempre com a fé revigorada.

O Advento é, portanto, um tempo de esperança e de alegria e nos prepara para celebrarmos dignamente o Natal, em família. Daí que precisamos também recuperar a dimensão espiritual do Natal, para evitar o esvaziamento de uma comemoração festiva apenas consumista.

Mais importante que presentes, panetones, árvores de Natal, etc. é a disposição do espírito natalino da paz, do perdão, do encontro com o outro. Por isso, saibamos, enquanto cristãos, viver bem esse Advento, para que possamos bem celebrar o Natal e o Ano Novo.

*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá e Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC.”.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Preparação cristã do natal

Enviando Comentário Fechar :/