Pancs são alternativa de cultivo de alimento em casa

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Alimentícias não convencionais são oferecidas na 9ª Ceagesp em Flor

Pancs são alternativa de cultivo de alimento em casa

Fugir de alimentos que contêm agrotóxicos é preocupação de muita gente. E o cultivo em casa das Pancs, as plantas alimentícias não convencionais, permite dar um toque de beleza ao jardim ou varanda e, ainda, produzir alimento saudável.

Só no Brasil há milhares de espécies catalogadas entre folhas, flores e frutos que oferecem alto valor nutricional e se desenvolvem facilmente, muitas à venda na 9ª Ceagesp em Flor, que acontece entre os dias 21 e 23 de setembro na unidade Bauru.

Para pessoas que têm pouco tempo para o cultivo, mas desejam preencher um cantinho ensolarado da casa, a tagete é uma boa alternativa. Ela produz flores comestíveis, inclusive usadas como açafrão para dar cor a omeletes e massas.

Da begônia dá para sair um belo snack de folhas fritas empanadas ou acompanhadas com arroz. As flores cruas vão bem em saladas. A espécie é fácil de se desenvolver em ambientes de luminosidade densa.

A murta, ou popular dama da noite, por exalar cheiro característico, fornece frutos que servem no preparo de geleia ou refresco. As flores são usadas para chás, a exemplo da lavanda, erva aromática usada desde Roma antiga para limpeza e banhos. E hoje pode acompanhar o café da tarde em uma receita de bolo de lavanda com limão siciliano.

Presente no prato do mineiro, a taioba ainda é uma panc em solo paulista. Sua folha de aparência rústica substitui a couve, se servida picada e refogada. E ainda, para incrementar bolinhos de arroz.

De sabor picante, as folhas da capuchinha acompanham saladas ou complementam o tempero de molhos. Suas flores, que remetem ao agrião, são comestíveis e muito nutritivas.

A popular amor-perfeito, que se desenvolve com facilidade, é também aproveitada na culinária. Folhas e flores se tornam ingredientes em saladas, sopas e geleias.

Hortifruti

Em pequenos espaços dá para cultivar hortaliças, até mesmo árvores frutíferas em vasos. As hortas verticais podem ser montadas a um baixíssimo investimento. As mudas de verduras de diversas qualidades de alface, agrião e almeirão; e de temperos e ervas aromáticas como salsa, manjericão, alecrim, orégano e arruda, são comercializadas nos boxes da Ceagesp à média de R$ 0,15.

Colher frutas em casa direto do pé, ainda que em pequenos espaços, é possível. Algumas espécies como aceroleira, jabuticabeira, goiabeira, até mesmo cítricas, como laranjeiras e limoeiros, podem ser cultivadas em vasos maiores, mas em ambientes favoráveis, de muito sol e arejados, com adubagem correta. As mudas destas árvores são vendidas no entreposto a preços a partir de R$ 10,00.

Evento

Com entrada gratuita e amplo estacionamento à disposição dos visitantes, a 9ª Ceagesp em Flor terá muitas novidades em jardinagem, paisagismo, decoração e artesanato. Para a comodidade dos visitantes, haverá praça de alimentação com produtos variados e espaço kids para a garotada passar o tempo se divertindo.

O funcionamento da feira será das 9h às 20h na sexta-feira e no sábado. Já no domingo, encerramento, o horário será das 9h às 18h. “Convidamos a todos para participarem desta festa, um evento preparado para Bauru e região. Aqui na Ceagesp temos um verdadeiro shopping das flores, que pode ser visitado o ano inteiro, de segunda-feira a sábado. Este é um bom momento para conhecer o espaço e conferir boas oportunidades de compra”, finaliza.

Serviço

9ª Ceagesp em Flor

Onde: Ceagesp - Avenida Nações Unidas, 50-98 - bairro Presidente Geisel - Dias e horários: 21 e 22, das 9h às 20h e, dia 23, das 9h às 18h

Entrada e estacionamento: de graça

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Pancs são alternativa de cultivo de alimento em casa

Enviando Comentário Fechar :/