Orquestra Instituto GPA celebra Dia Internacional da Música com apresentações na Argentina

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Concertos acontecem entre os dias 20 e 22 de junho, comemorando - além da data - 10 anos do festival Iguazú en Concierto

Orquestra Instituto GPA celebra Dia Internacional da Música com apresentações na Argentina

O Dia Internacional da Música surgiu em 1982, na França. A data, conhecida também como Fête de la Musique (fazer música), é celebrada hoje em mais de 100 países e tem como objetivo não só a realização de shows nas ruas por músicos profissionais e amadores mas também na acessibilidade da cultura, uma vez que os concertos são gratuitos e direcionados ao público.

Para esta celebração, a Orquestra Instituto GPA fará três apresentações na Argentina: dia 20 de junho no festival Iguazú en Concierto no Anfiteatro Ramón Ayala; dia 21 de junho, às 19h, no Grand Meliá Iguazú com uma participação especial de Maxi Trusso; e no dia 22 de junho, às 17h30, no Anfiteatro Parque Nacional Iguazú. Todos os concertos serão regidos pelo maestro Daniel Misiuk e serão abertos ao público, resgatando assim os ideais que deram origem à data comemorativa.

Orquestra Instituto GPA celebra Dia Internacional da Música com apresentações na Argentina

A Orquestra Instituto GPA, formada por jovens entre 12 e 20 anos, comemora 20 anos de aprimoração vocacional e desenvolvimento de talentos musicais em 2019. Por meio de uma metodologia diferenciada conhecida por 'Método Jaffé de ensino coletivo de cordas' desenvolvida pelo professor e violinista Alberto Jaffé, é possível aprender de forma conjunta o violino, viola, violoncelo e contrabaixo sem a necessidade de um estudo individual.

Entre os alunos que irão participar da apresentação estão Laís, de 18 anos e violeira, e Joji de 20 anos e violinista. Laís está há dois anos na Orquestra GPA e já é sua terceira viagem, com destino a Argentina.

"Fiquei surpresa ela conquista r saber que não teria condições de realizá-la se não fosse pela oportunidade oferecida por meio do Instituto GPA", declara a jovem "além disso, sou grata pela possibilidade de conhecer pessoas de diferentes estilos musicais e culturas. A música me transformou, a turma como um só, onde todos se apoiam quando é necessário", completa. Laís planeja cursar música para poder transmitir todo o seu conhecimento ao próximo.

Joji completa 6 anos de Instituição, antes mesmo de completar um ano soube das oportunidades de viajar para tocar Brasil afora e conhecer outros países e culturas, o que sempre foi um sonho para ele. "Ao me dedicar para a música participei de um festival em 2014, e desde então minha vida mudou e passou a ter outro sentido, é mais que uma simples nota, a música tem o poder de mudar meus sentidos", confessa.

A peculiaridade, para Daniel Misiuk, está no fato de os jovens iniciarem seus estudos a partir da primeira nota e ao final construírem uma grande orquestra com qualidade e talento. Trata-se de uma orquestra genuinamente brasileira e do GPA, uma vez que os jovens não possuem grandes conhecimentos musicais ao ingressarem.

Orgulhoso por comemorar o Dia Internacional da Música ao lado de seus alunos, o maestro percebe "a transformação despertada neles por sentimentos, emoções e sensações causadas pela música. Além de exercer a disciplina, a criatividade e novas visões de mundo que formam um cidadãos melhores", explica o profissional. Junto à isso, está o 'Método Jaffé', que ao trabalhar o ensino em conjunto estabelece uma harmonia entre a turma. O papel do maestro, segundo Misiuk, "está na construção de frases, sons e sentimentos. Sempre bem recebidos em suas viagens, a Orquestra Ins tituto GPA considera-se uma fábrica de sons, sons esses que vêm do coração e percorrem a veia desde a primeira nota musical", finaliza.

Serviço

Orquestra Instituto GPA

Data: 20/06
Horário: 20h
Local: Anfiteatro Ramón Ayala
Endereço: Av. Costanera, Hito Tres Fronteras - Puerto Iguazú, Misiones, Argentina

Data: 21/06
Horários: 19h
Local: Grand Meliá Iguazú
Endereço: Parque Nacional Iguazú - Puerto Iguazú, Misiones, Argentina

Data: 22/06
Horário: 17h30
Local: Parque Nacional Iguazú Anfiteatro
Endereço: Parque Nacional Iguazú - Puerto Iguazú, Misiones, Argentina

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Orquestra Instituto GPA celebra Dia Internacional da Música com apresentações na Argentina

Enviando Comentário Fechar :/