O valor da educação

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Educação é a soma de valores, atitudes, sonhos internalizados a partir da família, ensino-aprendizagem escolar e impacto da cultura vigente no meio, expresso no funcionamento das mais diferentes instituições sociais.

O valor da educação

A Educação é sempre um processo de formação, e desenvolvimento, de melhoria. Daí que todo empreendimento no sentido de valorizar a educação, visa o bem de toda a sociedade.

A educação começa na família, os pais são os verdadeiros e naturais educadores, por isso são insubstituíveis nessa missão.

Na educação que começa em casa, sabemos que se educam pelo exemplo, pelas atitudes. Pois a educação tem a ver com a moral, com a conduta, com as decisões diante dos desafios da vida. Por isso que educado não é o que apenas leu livros e estudou, mas o que apreendeu o sentido da realidade e sabe dar respostas aos desafios do cotidiano, e também estabelecer horizontes na vida, metas a cumprir, sonhos a realizar.

A escola, na verdade, deveria ser mais gestora de talentos, e os professores facilitadores na descoberta do potencial de cada aluno, ajudando-os a desenvolver melhor, cada um com suas habilidades.

Por isso a escola deve criar um ambiente de boa convivência, de troca de ideias, de pluralismo, de diversidade, para que os alunos possam encontrar as melhores oportunidades no desenvolvimento de suas capacidades. Por isso que os professores não são apenas transmissores de informações, mas devem ser fomentadores de talentos, pois cada aluno tem as suas aptidões a serem desenvolvidas.

Família e escola dão uma base, mas é na própria vida que cada um vai buscando meios para se aprimorar como pessoa, tanto em nível pessoal quanto profissional, pois a educação é um processo contínuo, por toda a vida.

Cada um de nós comprometidos com a educação, seja em que instância for, temos que nos dedicar todos os dias, a buscar sempre dar o melhor de nós, porque muitas vezes semeamos hoje para uma colheita somente futura. E a melhor colheita é ver o ser humano cultivado em valores sólidos, que o permitem ser criativo e generoso.

*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá e Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC.”.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O valor da educação

Enviando Comentário Fechar :/