Menino com autismo, fala 8 idiomas e tem apenas 6 anos

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Até os dois anos e oito meses de idade, Rafael não falava se quer o português

Menino com autismo, fala 8 idiomas e tem apenas 6 anos

O hiperfoco é uma das características de pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista, mais conhecido como autismo. E foi esta qualidade que fez com que Rafael, com apenas seis anos, conseguisse se comunicar em oito idiomas.

Quem conta a façanha é a mãe do garoto, Juli Lanser Mayer, que esteve em Bauru ontem para participar, com outros ativistas, de uma mesa-redonda sobre o tema na Inspirar. "Na verdade, até o diagnóstico, com dois anos e oito meses, ele não falava, não interagia com ninguém. Mesmo com terapia, não apresentava evolução", diz, lembrando que o autismo do filho foi classificado como severo, à época, por quatro neuropediatras.

Até que o garoto teve contato com equipamentos eletrônicos e descobriu o universo da Internet. Segundo Juli, foi como se tivesse apertado "um botão" que acionou, de uma hora para outra, o funcionamento do cérebro de Rafael para o aprendizado de idiomas.

Primeiro, foi Inglês, a primeira língua que ele começou a falar, antes mesmo do Português.

Depois vieram Libras, Esperanto, Espanhol, Russo, Italiano e Alemão. "Em casa, a gente, por ser de Santa Catarina, fala Português e Alemão, mas ele prefere se comunicar em Inglês. Então, sempre conto com a ajuda de amigos para traduzir o que ele está falando", cita Juli, que mora com o marido e mais três filhos em Timbó, cidade próxima a Blumenau.

MÚSICA

Além da alta habilidade para aprender línguas, Rafael revelou uma grande vocação para a música, o que o ajuda a se comunicar com os pais e a superar situações de crise, que são próprias do autismo. "Ele tem ouvido absoluto e, na primeira vez que sentou diante de um piano, já conseguiu tocar. Agora, ele está fazendo aula de música e está começando a aprender a tocar vários instrumentos", comenta.

Hoje, com os estímulos que recebe para aperfeiçoar suas habilidades, Rafael segue evoluindo, já com diagnóstico de autismo moderado quanto à capacidade motora e grau leve no âmbito cognitivo.

Sua história está sendo compartilhada por Juli, que é uma das fundadoras do Grupo de Apoio Educacional Autismos, no site  http://www.julilansermayer.com.br e no Instagram julilansermayer.

foto: Instagran/reprodução

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Menino com autismo, fala 8 idiomas e tem apenas 6 anos

Enviando Comentário Fechar :/