Material de saúde com validade vencida na Santa Casa

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Após relatório do TCE apontar problemas em unidades de saúde do estado, Vigilância Sanitária encontrou medicamentos e material irregular na Santa Casa.

Material de saúde com validade vencida na Santa Casa

NA data de ontem (17) a Policia Civil e Vigilância Sanitária de Pirajuí apreenderam uma grande quantidade de material de saúde com validade vencida na Santa Casa da cidade. Um inquérito policial será instaurado para apurar eventuais responsabilidades criminais.

A operação foi feita a pedido da Secretaria Estadual de Saúde após alerta lançado por relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontando irregularidades em diversas unidades de saúde do estado.

De acordo com o registro policial, durante a vistoria, as equipes encontraram diversas irregularidades, como refrigerantes abertos na geladeira de vacinas do PS; materiais de construção na sala de medicações do PS, junto aos medicamentos; e insumos médico-hospitalares com validade vencida, sem data de validade visível ou sem condições de uso guardados no centro cirúrgico. No mesmo setor, ainda segundo a polícia, a fiscalização flagrou a existência de medicamentos vencidos para o controle de pressão arterial ou sem data de validade visível e de um medicamento pré-anestésico fora da ampola, já preparado e acondicionado em seringa, além de indícios de reutilização de produtos descartáveis. A relação de materiais apreendidos totalizou 21 páginas.

Entre os insumos com data de validade vencida, chamou a atenção das equipes um campo cirúrgico - uma espécie de lençol usado para cobrir o paciente e promover uma superfície estéril ao redor do procedimento cirúrgico - que venceu em 14 de outubro de 1989, ou seja, há mais de 30 anos. Dois representantes da Santa Casa acompanharam toda a fiscalização e apresentação dos materiais na delegacia.

A ocorrência foi registrada pelo delegado César Ricardo do Nascimento como apreensão de objeto. Segundo ele, além da instauração de inquérito policial visando à apuração de responsabilidades na esfera criminal, cópia do procedimento será remetida ao TCE para providências na esfera administrativa. Em contato com a Santa Casa, a reportagem foi informada que o hospital não irá se manifestar.

Fonte: G1 e JCNET / fotos: Fernando Savioli/TV TEM

Material de saúde com validade vencida na Santa Casa - Foto 1 de 3Material de saúde com validade vencida na Santa Casa - Foto 2 de 3Material de saúde com validade vencida na Santa Casa - Foto 3 de 3
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Material de saúde com validade vencida na Santa Casa

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Rosângela Silva

Rosângela Silva

Nasci nessa cidade... Hoje dá dó de ver em que se tornou, descaso total em questão de saúde, quem não tem condições financeiras tem que esperar meses para tratamento ou cirugia em outra cidade.... Absurdo.....
Alguém tem que tomar providências......
★★★★★DIA 21.12.19 08h00RESPONDER
Alex Palopoli
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/