Educação e internet

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

A internet exige utilização crítica e seleção judiciosa das 'notícias' por ela agasalhadas.

Educação e internet

Cada vez mais vemos crescer canais do youtube oferecendo todo tipo de conteúdo, em que as pessoas podem acessar de casa, no meio de alguma atividade de lazer, numa caminhada ou mesmo no trânsito, etc., enriquecendo assim o seu conhecimento.

Mas há também muita desinformação, fake news, opiniões precipitadas ou mesmo superficiais sobre tudo, dando a impressão de que tanta informação disponível, ao alcance de todos, seja um progresso. Nem sempre é assim. Muitas vezes falta, entre os usuários, a capacidade de distinguir o que é conteúdo de qualidade e o que é superficialidade. Por isso é preciso estar cada vez mais atentos e sabermos lidar com todas essas possibilidades, para que possamos dedicar tempo ao que realmente tem valor e merece credibilidade. 

Há muitos blogs sérios, com bom conteúdo, e uma das formas de verificar a idoneidade das informações são as referências de cada texto, as notas bibliográficas,  as fontes das notícias, etc. É importante que cada um tenha o cuidado de pesquisar a origem das informações, para que possa constatar a sua veracidade. Feito isso, é possível ter um bom aproveitamento da internet, não apenas com textos, mas também com áudios, imagens e vídeos, numa riqueza de conteúdo que encontramos apenas com uma clicada. E então podemos aliar estudo e entretenimento, fazendo da pesquisa uma atividade de lazer, mesmo quando estamos estudando ou mesmo trabalhando na busca de boas informações.

Não apenas os jovens, mas pessoas de todas as idades tem acesso hoje a uma infinidade de informações pela internet, dependendo do seu uso, conforme o direcionamento que cada um possa dar, em meio à pluralidade de idéias.

Também para os estudantes, a internet é uma boa fonte de informação, mas não podem ficar restritos à superficialidade, devendo se aprofundar nos livros e nas aulas presenciais, o que precisam saber para ter uma sólida formação. Devemos saber fazer bom uso dos meios tecnológicos, mas não ficar reféns deles, pois o conhecimento não é apenas aquisição de informações, mas, acima de tudo, uma experiência de vida.

Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das  Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Educação e internet

Enviando Comentário Fechar :/