Brasileiros dão vexame na Rússia

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O uso da boa-fé de mulheres russas, humilhadas por alguns brasileiros durante a copa na Rússia merece nossa total repulsa.

Brasileiros dão vexame na Rússia

Mais do que um vexame ou uma brincadeira (de muito mau gosto), mas crime previsto pelo Código Penal, foi o que fizeram um grupo de brasileiros ao exporem mulheres russas ao escárnio, estimulando-as a repetir palavras chulas (em português).

Os envolvidos foram denunciados pela jurista russa Alyona Popova, que "escreveu uma petição contra os atos machistas por violência e humilhação pública à honra e à dignidade de outra pessoa". Exige-se a punição dos que submeteram as mulheres russas à humilhação pública, com atos que chocaram a todos.

A legislação prevê punição de multas e restrições a retornarem à Rússia, depois do ato vergonhoso que cometeram. Os brasileiros tentaram se justificar depois, dizendo tratar-se de uma brincadeira, mas os vídeos mostram a indecência, expondo não apenas as mulheres russas à situação tão constrangedora, mas também todas as mulheres brasileiras, na medida em que o que fizeram expôs também todo o Brasil á vergonha, em nível internacional dado a repercussão mundial nas redes sociais, em plena Copa do Mundo. 

Alyona Popova explica que "na legislação russa, existem várias opções de multa aplicadas às pessoas que humilharam publicamente a honra e a dignidade. Assim, os cidadãos estrangeiros no vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da  Parte 1 do art. 5.61 do Código de Ofensas Administrativas (insulto, isto é, honra e dignidade de outra pessoa, expressa na forma indecente - implica a imposição de uma multa administrativa aos cidadãos, no montante de mil a três  mil rublos), ou processado sob Parte 1 do art . 20.1 do Código Administrativo (vandalismo), isto é, a violência da ordem pública, expressando desrespeito claro para a sociedade, acompanhados por linguagem ofensiva em locais públicos, abuso sexual ofensivo para os cidadãos”.

Realmente não há como justificar o que foi feito, nem mesmo dizendo que se tratava de brincadeira, como se estivessem num carnaval. Um dos envolvidos, ao tentar se explicar, disse que é pai de família e trabalhador, e que a imprensa internacional fez tempestade em copo d'água, pois ocorrem coisas piores no carnaval.

Mesmo assim, não convenceu, pois não há como justificar um ato daqueles, em que mulheres russas, sem saber o idioma português, foram induzidas a falarem obscenidades sem saber exatamente do que estavam falando, e ainda mais sendo filmadas e expostas publicamente a isso. Nesse sentido, somos a favor de que sejam punidos tais envolvidos.

Esperamos que em momentos assim, os brasileiros possam mostrar ao mundo, o melhor da nossa arte (o futebol é uma das grandes artes do Brasil) e criatividade, mas com respeito à dignidade da pessoa humana.

As mulheres russas foram humilhadas publicamente, depreciadas como pessoas, tratadas como objeto, por isso a justiça precisa punir os envolvidos, para evitar que outras ações com essa se repitam.

O ser humano deve ser respeitado sempre, seja homem ou mulher, e ainda mais as mulheres devem merecer o nosso maior respeito.

*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano). Da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá. Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC.”.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Brasileiros dão vexame na Rússia

Enviando Comentário Fechar :/