As ferramentas tecnologicas e a educação

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

O professor tem uma missão especial na orientação dos alunos na utilização das ferramentas tecnológicas no processo ensino/aprendizagem.

As ferramentas tecnologicas e a educação

Os avanços tecnológicos podem estar a serviço da Educação, na medida em que permitem um maior acesso à informação e mais rapidez nas trocas do conhecimento.

Hoje os alunos já vêm para a sala de aula, muitas vezes, sabendo mais que os professores, porque em uma clicada no Google, já obtém rapidamente muitas informações.

A questão é saber como lidar com tanta informação, como saber discernir, principalmente as fontes, para saber  da credibilidade daquilo que é acessado e está disponível.

Por isso que o papel dos professores é imprescindível, pois somente com a ajuda dos educadores é que os alunos podem chegar a este discernimento e alcançar competências. 

Mesmo com a chamada 4ª revolução industrial, e a sofisticação crescente dos meios de comunicação (telefonia 5G, impressão 3D, computador qüântico, etc.), sempre serão necessárias que haja um educador, alguém que oriente os alunos, que dê não apenas informações, mas também sentido de vida.

Por isso, o desafio do nosso tempo, de rápidas transformações e avanços, faz-se necessário investir cada vez mais na formação dos docentes, para que sejam capazes de aproveitar todas as possibilidades existentes, sem perder o sentido humano da educação, que é preparar pessoas para a vida, em todos os aspectos. 

O importante na atualidade é que saibamos utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis para uma educação de boa qualidade, tendo em vista a principal missão do educador, que é promover o ser humano em suas melhores qualidades. Nesse sentido, saber também evitar os excessos que podem comprometer a dignidade da pessoa humana.

Com esse discernimento será possível superarmos os desafios e encontrarmos os meios mais adequados para uma efetiva melhoria educacional.

Valmor Bolané Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das  Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para As ferramentas tecnologicas e a educação

Enviando Comentário Fechar :/